24 julho 2016

VIAGEM NA HISTÓRIA: LANCHEIRAS


BARRAGEM DA PÓVOA E MEADAS


LANCHEIRAS

Nas minhas voltas pelos concelhos cercanos de Portalegre, nomeada,emte nas voltas que dei em Castelo de Vide, fui surpreendido quando entrei no circuito que contorna a Barragem da Póvoa pelo lado da estrada Alpalhão - Castelo de Vide, com a placa indicadora de um novo monumento de que nunca tinha ouvido falar. Lancheiras. Não faço ideia ao contrário do que se pasou com os monumentos do megalítico que naquele concelho abundam, nem do tempo em que teriam sido construídos, nem tenho ideia de qual a sua utilidade.

Apenas aquele encontrei nas minhas voltas.

E num livro qualquer daqueles que tenho lá na minha biblioteca encontrei uma insignificante referência a edificações parecidas e que segundo descrição, serviam para a pastoria. Eu, na minha insignificância fico com sérias reservas, admitindo no caso da utilidade ser seguramente a indicada que se trara de um monumento que não pode ser considerado muito antigo. Será seguramente muito depois do aparecimento da história e pode ter dois ou três séculos, creio.

Apesar do interesse, lá fui, tirei algumas fotos e andei curioso procurando saber sobre o assunto. Ficam as fotos e as minhas opiniões apenas para reflexão e outros poderão encontrar dados mais rigorosos que eu.









Sem comentários:

A Gente Vai Embora 🙏🏼