29 julho 2016

FÉRIAS COM UNS BANHOS DE ÁGUA FRESCA E CULTURA ANTIGA



Um petisco, um castelo, ou um banho fresco?

Um lírico afirmava há alguns anos atrás que o interior só seria modernizável e tornado apetecido, isto é, contornava a fatídica e inexorável caminhada para a desertificação se trouxessem o barco do amor às capitais de distrito distantes do litoral. Nunca percebi se o assunto era tema de uma anedota, se uma bondade imaginada maravilhando o nosso povinho com a possibilidade de ver, e entrar, e usufruir de todas as fantásticas maravilhas e belezas que esses gigantescos e modernos barcos hotéis possuem, se porventura era ideia arrojada de um louco que visualizava o estado português envolvido numa teia complexa de canais - que poderia ter interesse estratégico e nacional - possibilitando, deste modo, que no labirinto de canais e com o desenvolvimento da hidráulica esses monstros carregados de sonhos pudessem atracar uns dias em Évora, e partiam canal fora com destino a Bragança.

Sonhos, delírios, ou utopias confesso que não tenho opinião válida sobre o assunto por falta de conhecimentos na área. Mas possivelmente também acharia interessante apanhar o barco do amor e ir amando, por exemplo, no percurso de Portalegre até castelo Branco, com dormida em camarote de luxo, e direito a tudo o que é bom e dá alegria, boas comidas e bebidas, músicas, festas, jogos, piscinas, bares, e bailação com direito ainda, para os que não têm - a vida é madrasta para alguns - a companhia.

Mas deixemos as quimeras ilusórias ou as obras faraónicas e lembremos que precisamente na zona de Portalegre, temos um local apaixonante para os intelectuais que gostam de banhos frescos e boa comida. Falo em Marvão, com o seu castelo no alto dos rochedos, a Torre medieval da portagem, que dá o nome à povoação - Portagem -, a ponte medieval que dava origem aos ditos pagamentos e justificava a edificação dos cobradores de passagem, e entre tudo isso, um aproveitamento maravilhoso do Rio Sever permitindo ter para os veraneantes banhistas uma gigantesca piscina de águas correntes. E logo ao lodo, para o mais comodista existe uma moderna piscina com todos ingredientes da actualidade, com bar, e restaurante.

Formidável recanto para uma semana de férias com um pouco de tudo, banhos, caminhadas, visita à Vila de Marvão dentro da praça fortificada e uma ida ao castelo. Tem lá de tudo também, silêncios, paz, paisagens sem fim, vistas sobre portugal e terras de Espanha, tem estalagem, cafés, bares e restaurantes. Na Portagem existe um conjunto de restauração que garante uma gastronomia de qualidade aos mais exigentes. 

Boas férias, com muito mais que pode oferecer o barco do amor. Por enquanto...






Sem comentários:

A Gente Vai Embora 🙏🏼