Nº de visitantes por País

free counters

09 junho 2016

VESTÍGIOS ARQUEOLÓGICOS ENTRE 2000 A 7000 a.C.


MEGALÍTICO




NÃO SOU ESPECIALISTA EM HISTÓRIA, MUITO MENOS EM PRÉ-HISTÓRIA, MAS UMA COISA EU TENHO, RESPEITO E DEFERÊNCIA QUANDO ENCONTRO VESTÍGIOS QUE EMBORA POSSA NÃO CONHECER EM PROFUNDIDADE NEM SABER QUALIFICAR ME GARANTEM UMA COISA, AQUELE LOCAL ONDE ESTOU JÁ FOI IMPORTANTE PARA O HOMEM FAZ MUITOS MILHARES DE ANOS. ESTA ANTA É PERFEITA, É LINDA, FICA NO CUME DE UMA PEQUENA ELEVAÇÃO DONDE SE AVISTA, CREIO, O MUNDO DE ENTÃO PARA UM GRUPO DE HOMENS QUE VIVIAM JUNTOS. COMO ELES FORAM CAPAZES DE EDIFICAR AQUELE MONUMENTO QUE CREIO FÚNEBRE NÃO FAÇO A MAIS PEQUENA IDEIA, O QUE JUNTA A TODA A NARRATIVA HISTÓRICA QUE SE PODE FAZER ALGO DE MISTERIOSO SOBRE UM MUNDO QUE OCORREU ANTES DE NÓS HÁ MILHARES DE ANOS. QUANDO NÃO SE CONHECIAM MÁQUINAS DE TIPO ALGUM, NEM INSTRUMENTOS OU UTENSÍLIOS CAPAZES DE PER SI LEVANTAR PEDRAS ENORMES MAIS ALTAS QUE A ESTATURA HUMANA, E COLOCAR EM CIMA UMA PEDRA A SERVIR DE TECTO OU TAMPA. PRÉ - HISTÓRIA E MISTÉRIO. TODOS CONHECEM? FICA RELATIVAMENTE PERTO DE PORTALEGRE. HÁ OU NÃO NECESSIDADE DE CRIAR UM MAPA ARQUEOLÓGICO DE ACESSO FÁCIL AOS VISITANTES, LOCAIS E TURISTAS.



E O QUE ME DIZEM DESSE MAJESTOSO MENHIR. NÃO TEM APENAS INTERESSE PARA O OBÉLIX DA BANDA DESENHADA, MAS PARA TODOS AQUELES QUE SÃO DESPERTOS POR CURIOSIDADES. QUEM LEVANTOU AQUELA PEDRA COM UNS POUCOS METROS DE ALTURA (TALVEZ UNS 5 METROS) É O MAIOR MENHIR OU DA PENÍNSULA IBÉRICA OU DA EUROPA. DEVE SER DE UMA ANTIGUIDADE PRÓXIMA DAS ANTAS? QUE QUER DIZER? QUE SIMBOLIZA? TAMBÉM FICA NO DISTRITO DE PORTALEGRE E FICARIA BEM NO MAPA DA PRÉ-HISTÓRIA MEGALÍTICA DA NOSSA REGIÃO. É IMPRESSIONANTE OLHAR A ALTURA DESTA PEDRA BEM NA VERTICAL E MAIS ALTA QUE AS ÁRVORES QUE A RODEIAM. TAMBÉM SE COLOCA A QUESTÃO DE COMO TERIA SIDO COLOCADA TANTOS ANOS RESISTINDO ÁS INTEMPÉRIES NA VERTICAL. ESTE MONUMENTO E OS SEGUINTES ENCONTRAM-SE NO CONCELHO DE CASTELO DE VIDE E NOTA-SE QUE A CÂMARA MUNICIPAL NÃO DESCUIDOU SEUS MONUMENTOS. MAS ELES TERÃO SIDO DIFUNDIDOS DE MODO A PODEREM SER ALVO DE VISITA E DE REFLEXÃO.



SÓ COMO NOTA ACREDITO QUE PESSOAS QUE CIRCULAM HABITUALMENTE ENTRE CASTELO DE VIDE E PORTALEGRE AINDA NÃO TIVERAM TEMPO DE OLHAR, TIRAR UMA FOTO, A UMA PEQUENA ANTA QUE SE ENCONTRA A UNS 100 - 150 METROS DA ESTRADA. A MESMA ENCONTRA-SE ASSINALADA, MAS OS VEÍCULOS ANDAM RÁPIDO E AS PESSOAS NÃO TÊM TEMPO, E SEMPRE CORREM A CAMINHO DO TRABALHO OU DE REGRESSO A CASA. MAS UNS MINUTOS DE REFLEXÃO, MAIS DO QUE DE CIÊNCIA  QUE TAIS TESTEMUNHOS DA PRESENÇA DO HOMEM TÊM DEMASIADA TECNICIDADE PARA SIMPLES PASSEANTES OU CURIOSOS, EXISTE A CURIOSIDADE, O RESPEITO, O CONHECIMENTO, O MISTÉRIO, E O SABERMOS QUE MUITO ANTES DE NÓS, QUANDO O HOMEM NÃO TINHA NADA A VER COM O QUE SOMOS HOJE, ELE EDIFICOU ESSES MONUMENTOS, QUE SÃO SINAL DA SUA PRESENÇA HÁ MUITOS MILHARES DE ANOS. ABRANDE, OLHE, IDENTIFIQUE, SE VÊ DA ESTRADA E TEM UM CAMINHO QUE LEVA MUITO PRÓXIMO. UM DIA PARE E COM O TELEMÓVEL PODE TIRAR DUAS OU TRÊS FOTOS.




Sem comentários: