11 abril 2016

LIBERDADE








Só o pensamento consegue manter-se livre mesmo quando o ser humano se encontra fisicamente aprisionado numa masmorra. Estas três fotos são um hino à liberdade como valor fundamental de um povo, de uma pessoa ou de uma nação e, uma homenagem a homens que neste forte na costa portuguesa - Forte de Peniche - se encontraram aprisionados e sofrendo bárbaras torturas, por serem opositores à ditadura que durou em Portugal cerca de 50 anos. Com a liberdade tudo começa, e o homem deve nascer e morrer livre. 




Ao contrário do que muita gente julga, ser livre não é uma realidade apenas observada quando o ser humano é privado de enquanto pessoa se deslocar livremente, e se encontra enjaulado nas masmorras de uma prisão, ou desterrado. 



Há muitas maneiras de aprisionar o ser humano, maneiras subtis, hábeis, e mesmo circulando livremente esse ser sente no seu interior a existência de uma amputação que o impede de realizar, ou fazer coisas que deseja mas não pode tornar realidade. Basta pensarmos nos direitos humanos, quantos são violenta mas disfarçadamente esquecidos, deixando indefesa a vítima que não pode desse modo viver plenamente.



Eu próprio já tive algumas vezes na vida de partir as grilhetas invisíveis que me tolhiam o andar. E mesmo o pensamento, que se mantêm livre, quantas vezes sobre tortura, não se deixa abater. Lutar pela liberdade é algo muito precioso, pode ser duro, pode custar energias, provocar dores, e lágrimas, mas não deixa de ser uma grande luta por algo que é também gigantesco como valor; a liberdade.








Sem comentários:

A Gente Vai Embora 🙏🏼