19 abril 2016

Que Deus ajude o povo do Equador





Existem momentos en que nos faltam as palavras. Parece que o próprio silêncio expressa melhor o que sentimos e o que nos vai na alma. Estou triste. Sinto uma mágoa imensa pela tragédia que ocorreu no Equador, país da América do Sul.




Quem me conhece sabe que tenho uma grande proximidade com os povos sul americanos, tendo mesmo construído um blogue em castelhano, que dedico a todos esses países do México ao Chile, passando pelos países latinos europeus de Espanha e Portugal.




No Ecuador tive e tenho amigos um pouco espalhados pelo país; Quito (a capital e património da humanidade), Guayaquil a maior cidade do Equador, Manta uma cidade linda turística junto ao mar, Portoviejo, e mais algumas cidades desse país tão rico em belezas naturais e na sua fauna.




Deste vez  - já coloquei no meu outro blogue "postagens" sobre motivos de interesse do Ecuador", escrevo no meu blogue pessoal, e escrevo com tristeza, com a alma dorida, com a dúvida de como estão as pessoas que conheci e com que contactei alguns anos, e com a tragédia de enormes proporções que se abateu naquele país.




Estas tragédias dão que pensar. Pelos enormes prejuízos que causam, vítimas, património, cidades desvastadas, infraestruturas destruídas. A América do Sul tem sido fustigada pelo flagelo destes fenómenos, basta recordarmos os terramotos do Perú, do Chile e a catástrofe do Haití.




Países que podemos de um modo geral considerar de pobres (exepção ao Chile que tem uma estrutura económico social bem equilibrada e pleno emprego), são trucidados no que de melhor possuem, as suas gentes, nas suas cidades e nos seus patrimónios históricos, tendo económica e financeiramente que ser socorridos e auxiliados com recursos de países amigos e de organizações humanitárias e monetárias.




Tenho um canto (un rincón como dizen os equatorianos) do coração que está esmorecido, abatido, triste. Nos próximos dias vou tentar obter notícias dos meus amigos. E cada noite, antes de dormir, vou pedir a Nosso Senhor Jesus Cristo e a Nossa Senhora de Fátima que ajudem a confortar um povo em luto, e ofereçam a esse povo as forças e a capacidade de lutar e reconstruir uma parte do país que está em ruínas.




Deus ajude o Equador.






Pedro

Sem comentários:

A Gente Vai Embora 🙏🏼