31 julho 2009

Cidade do Porto - descida no funicular




Desloquei-me à cidade do Porto por altura do Encontro de Fotografia ali realizado. Além de revisitar uma cidade emblemática do norte de Portugal, pude contactar imensos apaixonados da arte fotográfica, rever amigos, e claro, deambular pelas ruas da Invicta, olhar monumentos e lugares interessantes tirando por todo o lado imensas fotografias.

Entre tantos bons momentos passados houve um que me tocou em particular, a experiência da descida para a Ribeira no funicular. Depois de arrancar na estação e descer o túnel, abre-se progressivamente no horizonte uma paisagem inebriante. À Ponte D. Luís I junta-se a beleza do rio Douro, as embarcações de transporte das pipas de vinho das Caves sedeadas na outra margem, e todo esse casario de Vila Nova de Gaia. A dado momento parece que estamos na montanha russa de um qualquer parque de diversões que por aí se podem encontrar, e confesso, senti dúvidas perante a acentuada inclinação nos carris que pude ver de modo tão claro como aterrador. Depois foi perceber que não se sente nada, que o homem é construtor de maravilhas, e que tudo aquilo facilita a deslocação, íngreme, do cima abaixo, e de baixo para as alturas.

Depois foi tirar fotos e mais fotos…











1 comentário:

Ana Simões disse...

E que dia bem passado... Foi fantástico não só o olhar particular de cada um como a cumplicidade de olhares qeue nos uniu.
Beijinhos Pedro o teu blog está muito bom.
até....Tua amiga Ana Simões

A Gente Vai Embora 🙏🏼