11 junho 2009

A CASA ENCANTADA… DOS LIVROS










A LIVRARIA MAIS BONITA DO MUNDO, DIZEM…

Dia 6 de Junho de 2009. Foi um dia que jamais esquecerei, viajei à cidade do Porto (norte de Portugal) para encontrar-me com muitos entusiastas e amantes das coisas da fotografia e, assim, enquanto percorríamos os lugares mais bonitos da cidade invicta, pudemos conviver, e tirar muitas e belas fotos.

Tive o privilégio de entrar num local mítico dessa antiga cidade portuguesa com mais de 800 anos de história; a Livraria Lello. Com mais de 100 anos de portas abertas à divulgação da cultura ela leva-nos a pensarmos que em boa verdade deixámos os dias cinzentos de um mundo em crise de quase tudo, para nos perdermos assim, num passo, num ambiente lindíssimo, onde não falta magia e encantamento.

Muitos estrangeiros entraram também naquele local obrigatório da cidade do Porto, e não sem vaidade, pude observar como esbugalhavam os olhos, de espanto, perplexidade, perante o que os seus olhos podiam ver.

Uma senhora espanhola perguntou-me quantos anos tinha aquela Livraria. Indiquei um dos empregados como o interlocutor certo para obter a resposta. Segui olhando a magnífica casa de livros e de cultura e arte, não sem perceber uns longínquos 106, que o livreiro teria dito à senhora de Espanha.

Se percebi bem, 106 é uma idade maravilhosa para servir, a cidade, todo um conjunto de gente que ali encontrou respostas e caminhos. O livro já de si é algo mágico, que pode, com segurança ser o melhor e o mais sábio dos amigos. Naquele local o livro é tudo isso, e muito mais, é a magia de dias e dias, de tempos que passaram, de muitas pessoas que por ali buscaram um companheiro, ou um sonho.

Que tem magia, não tenho dúvida. Que é a mais bonita do mundo, talvez seja… Certezas, só a de que me senti pequeno perante aquela Livraria mais que centenária, onde a beleza se colocou ao lado do saber, e os cuidados postos na construção desse espaço foram tais, que parece que somos precipitados para um mundo imaginário.

Afinal, muitos livros, levam-nos eles a desconhecidos espaços cheios de encanto e ilusão. Aqui é o próprio espaço que nos transporta a um mundo distante, onde os livros são nossos amigos e têm arte, e cor, e fantasia.

Pode ser bem, a mais fantástica e bonita Livraria existente algures. Por isso, partilhá-la aqui neste espaço para que seja de todos me parece coisa pouca, perante a grandeza da obra, e o respeito e a amizade que me merece quem me visita. Que seja de todos pois, e que lhes goste. Já agora, não deixe de ler. Seguramente, vai sentir-se muitas vezes, transportado a lugares assim…. Abraço.





3 comentários:

Celia Álvarez Fresno disse...

Me alegra que hayas visitado esa bella ciudad, y todo lo que has departido con gente de la cultura.
Me gusta leer tus textos. Se entiende muy bien el Portugués.
Saludos

nanafloyd disse...

ola migo kido!
va la tu k ainda nao fui espreitar essa tao famosa e deslumbrante livraria...!
lindas as tuas fotos! beijinho doce

Liliana G. disse...

Bellísimas imágenes Pedro, de una exquisitez única.
Gracias por mostrarnos estos estupendos lugares y por tu detallada descripción de cada uno.
Es un verdadero placer pasar a leerte.
Un beso grande.

A Gente Vai Embora 🙏🏼