24 março 2009

ANTA DO TAPADÃO; provavelmente já foi o centro do mundo



Imaginem que há muito tempo atrás uns sujeitos cabeludos, despenteados, sujos, vestidos com peles de animais, pulavam divertidos de mocas nas mãos, saltavam de galho em galho, corriam atrás de mamute ou de javali, gritando incompreensíveis coisas que muito bem podiam parecer hinos de claque de jogo de bola dos nossos tempos.



Dados os limites de então, onde saltar ao desconhecido seria inaceitável feito, tudo ali seria um todo, e estar no seu meio pareceria – sem que disso houvesse ideia – estar no centro do mundo...



A Anta do Tapadão fica ali para os lados da Aldeia da Mata, depois da Flor da Rosa ou do Crato. Concelho de Portalegre bem no Alto Alentejo. Está bem assinalada, à beira da estrada por placa informativa, e entrando por uma propriedade privada – não esquecer fechar o portão, o gado anda à solta por ali - é coisa de uns mil metros em caminho de terra batida.



Fica numa pequena elevação, e quando lá se chega ali sente-se algo de estranho, forte. Temos de olhar em todas as direcções senso a paisagem que se revela imensa, face ao que poderíamos supor. Parece, em boa verdade, que se está no centro de algo, de algo que já foi, há muitos anos atrás, todo um mundo, toda uma imensidão para um grupo de homens.



O silêncio do local, a beleza dos campos fora, a perder de vista, dão-lhe uma magia especial.

Quanto ao monumento que os nossos amigos da idade da pedra nos deixaram, refiro que se trata de pedras enormes, bem erguidas, erectas, que se mantêm nessa posição há milhares de anos, suportando em cima, tipo "tampa" ou tecto, um enorme bloco de pedra que deve pesar umas poucas de toneladas.



Tem uma entrada... e ainda um bom espaço no seu interior como é possível observar na última foto.

Como seria possível fazer uma obra daquela dimensão não existindo qualquer tipo de maquinaria? Parece de recusar admitir a possibilidade de crer-se possível elevar semelhantes pesos recorrendo em exclusivo à força de braços. Nem parece razoável admitir-se uma coordenação de inúmeros homens que teriam de unir esforços de modo ordenado para realizar um acto de semelhantes proporções. Parece, de facto, um enigma que os historiadores e outros homens do saber ainda não conseguiram deslindar.



Existem milhares de teses e inúmeras teorias, mas, em bom rigor, nada colhe de forma a não subsistirem dúvidas. A ciência numa época de incertezas, busca provas e mais provas, exige testemunhos, factos, vestígios, explicações fundadas. Arqueólogos e especialistas em pedras e calhaus, desde os rolados aos sem forma, procuram em interessantes congressos e encontros descortinar algo que sustente alguma coisita, assim de crível, que nos dê luz.



Muitas coisas só se sussurram, existe quem se atreva a falar mesmo de coisas inexplicáveis, sobre-humanas, divindades, vindas de seres de outros mundos a fazer aqui enigmáticas obras, mas como bem compreendereis é perigoso falar aqui em assuntos desta natureza. A cautela recomenda…



Para mim, que até nem sou especialista em pedraria, nem em antiguidades, parece-me mais sensato acolher a teoria do gaulês gordo que comia javalis. Que afinal essas pedras nem são do tempo dos homens sem roupa, nem se trata de monumentos, nem se devem a nada do outro mundo. Tudo isso deve-se a …Bem, transcrevo a douta opinião que tomei por certa e para fugir à justiça, não seja ainda acusado de calúnia ou outro qualquer pecado tão em moda, entre uns prudentes parêntesis. Não vá o diabo tecê-la.

(Uns amalucados sugerem terem sido uns gauleses de uma aldeia que os romanos nunca conseguiram conquistar, que possuíam uma força dos demónios, devido a uma poção mágica que ingeriam... que numa de turismo pé descalço, chegaram até cá - um gordo com um mísero cãozito branco e um mais pequenote de grandes bigodes - e davam cabo dos javalis por esses campos fora, e construíam esses simpáticos monumentos como troca de serviços com os locais...).

Recomendo vivamente uma espreitadela ao local... depois, bem perto até existe mais que ver... aproveitem.

1 comentário:

mariam [Maria Martins] disse...

Pedro,

"O silêncio do local, a beleza dos campos fora, a perder de vista, dão-lhe uma magia especial."

como magia também começa a ter este teu 'espaço' :)

bom resto de semana
um sorriso :)
mariam

A Gente Vai Embora 🙏🏼